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Sebastião Rodrigues e o design gráfico em Portugal
Orientação
Doutora Maria Marques Calado de Albuquerque Gomes
Júri
Presidente Doutor Fernando José Carneiro Moreira da Silva
Vogais
Doutora Maria Marques Calado de Albuquerque Gomes
Doutora Maria Helena Duarte Souto Nunes
Doutor Fernando António Baptista Pereira
Doutor João Adriano Fernandes Rangel
Doutora Teresa de Jesus Olazabal Cabral
PT
A presente investigação tem como objecto de estudo a obra do designer Sebastião Rodrigues e o seu posicionamento no percurso do design gráfico em Portugal. Desenvolve-se de um nível geral para um nível particular, começando por uma contextualização global que se vai pormenorizando, focando-se na análise gráfica de um conjunto de obras de referência, e extraindo conclusões dessa análise.
Começamos pelo estudo da história do design gráfico a nível internacional, no século XX, na Europa e nos EUA, de modo a contextualizar a disciplina. E para evidenciar as suas condicionantes, estudamos também os aspectos técnicos que lhe serviam de base, no período focado, abordando os principais métodos de impressão (tipografia, litografia, offset e rotogravura) e de composição (tipografia e fotocomposição), assim como o fluxograma de trabalho de um designer na época em estudo, o seu material de trabalho e o papel do desenho no seu processo conceptual. Continuamos a contextualização, explorando a história do design em Portugal e a cultura artística, que muitas vezes com esta está intimamente relacionada. E concluímo-la, a um nível mais específico, com o estudo do universo do designer, relatando o seu percurso biográfico e profissional.
Após todo este enquadramento, é desenvolvida a análise de um conjunto significativo de obras de design gráfico (design editorial, capas, cartazes, marcas/símbolos e outros), com base numa metodologia criada para o efeito e que aborda os campos “descrição”, “contexto” e “interpretação”. Na “descrição”, o campo “design” revela-se o mais pertinente, analisando os aspectos “tipografia”, “grelha/estrutura geométrica”, “cores” e “ilustrações/fotografias”.
Com base nesta análise e na contextualização, foi possível retirar linhas de conclusão que resumem os aspectos específicos da obra do designer: a sua maneira de trabalhar a tipografia, os seus recursos visuais, o seu “carácter oficinal”, o seu processo criativo e os aspectos relacionados com o humor e a inteligência no design gráfico.
Após este estudo aprofundado, volta-se a uma abordagem mais generalizada, posicionando Sebastião Rodrigues no panorama internacional e nacional, comparando-o com os seus contemporâneos e identificando os seguidores do seu estilo de trabalho, que constituem o seu legado.
Capas Almanaque
EN
This investigation studies designer Sebastião Rodrigues’ work and it´s position in the course of graphic design in Portugal. Moving from the general to the particular – the research starts from a overall contextualization and goes into a more detailed approach, focusing on the analysis of a group of major works, and extracting conclusions from this analysis.
The study of graphic design history in the twentieth century in Europe and the USA, provides context to the discipline. To understand its constraints, it’s important to clarify the technical issues inherent to the profession including: the main methods of printing (typography, lithography, offset and intaglio); composition (typesetting and phototypesetting); the flowchart and the job material; as well as the role of drawing in the design process. The contextualisation also explores graphic design history and artistic culture in Portugal, situating Sebastião Rodrigues and describing his personal journey and professional career.
The analysis of a significant number of graphic design works (editorial design, covers, posters, marks/symbols, and other material) was based on a methodology created for this purpose. This methodology deals with the fields “description”, “context” and “interpretation”. In the “description” field, the “design” topic proved to be the most relevant – analysing “typography”, “grid/geometric structure”, “colour” and “illustrations/photographs”. On the basis of this analysis and the contextualization, it’s possible to identify and justify specific aspects of the designer’s work (the use of typography, visual resources, “practical character”, creative process and aspects related to wit in graphic design). Thus, we place Sebastião Rodrigues in the national and international context, comparing him with his contemporaries and identifying the successors of his kind of work, who constitute his legacy.
Papers
“Design gráfico e processo criativo: o caso de Sebastião Rodrigues”. Convergências 11 (2013)
“Entre o metal e o digital”. Convergências 12 (2013)
